Solos em regiões de Clima Árido Andino

Olá pessoal, desculpem pela demora do novo post! Mas agora nos revezaremos para postar e trazer novidades para vocês toda semana!

Hoje, o post é sobre:

                                  Solos em regiões de Clima Árido Andino

  
No mês de julho, fiz uma viagem para a Bolívia e o Peru, e me deparei com paisagens e clima totalmente adversos e inusitados. O clima seco nesta época do ano e a altitude transformam a paisagem em um belo deserto cercado por montanhas de picos nevados. 

                                  (Mariana Franco de Carvalho 07/2012)

Mas o que nos interessa aqui é observar um dos aspectos da paisagem andina, que logo nos salta aos olhos, o solo desértico. Como forma de exemplificar didaticamente, tomarei como exemplo, a cidade de Arequipa no Peru. Arequipa esta localizada aos pés do vulcão Misti (com mais de 5800 m de altitude) cujo sítio urbano esta encerrado no Deserto Costeiro do Peru, cuja temperatura máxima anual não passa de 23ºC com mínimas de 6ºC. As precipitações anuais médias não passam de 96,5 mm ao ano. Entre os meses de abril e outubro, a precipitação é muito baixa com médias 0.5mm, sendo que no mês de julho este índice é 0. Arequipa, esta sob terreno formado por depósitos eólicos, aluviais fluviais, morenas, e fluvio glaciais. A leste localiza-se a área vulcânica com bosques de rochas, e a oeste, área de embasamento Granítico e Diorita. (http://eusoils.jrc.ec.europa.eu/esdb_archive/eudasm/latinamerica/lists/all_y3.htm)

Bom,...sabemos que a formação de cada tipo de solo é condicionada pelas característica naturais e especificas de cada paisagem (LEPSCH. I,F. 1995). Diante disso, o que encontramos nesta região, são solos típicos de clima árido, como os Solonchaks (Gleissolos Sálicos), Solonetz (Planossolos Nátricos), que se caracterizam por altas concentrações de sais solúveis, Gypsisois, Calcisois e Durinsois, com acumulo de sais pouco solúveis como o carbonato de cálcio (gipsita e calcita) (LEPSCH. I,F. 1995).

                                    (Mariana Franco de Carvalho 07/2012)

As baixas precipitações anuais e a alta evaporação, associada às altas concentrações salinas do solo, a vegetação nestes locais é bastante escassa. Apesar disso, devidod a localizada privilegiada da região em área de vulcanismo (esta entre 3 grande vulcões: El Misti, Chachani e Pichu Pichu), criou-se espessas camadas de lava vulcânica que cobrem grandes áreas, formando um solo rico em minerais (Arequipa significa "Cidade branca" devido a cor da lava vulcanica usada nas construções da cidade).
Por hoje é isso, espero que tenham gostado!

Meu próximo post será sobre "Solos férteis do Titicaca".

Abraços

Mariana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!