VI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos- Parte 2- A participação do Grupo de Educação em Solos Geografia -USP


Dando continuidade aos posts sobre o Simpósio vamos contar um pouquinho como nosso grupo esteve presente e participou do evento! O grupo enviou quatro diferentes pesquisas para apresentação em pôsteres  e oral durante o evento, são eles:
“ O uso de materiais didáticos em solos para o Ensino Fundamental” – Ana Clara Cerminaro, Déborah de Oliveira
O ensino de solos pra o Ensino Fundamental com o uso de jogos”- Patrícia Christmann, Déborah de Oliveira
A importância do uso de experiências práticas como material didático no ensino de solos no Ensino Fundamental: um experimento na Estação Ciências da USP”- Mariana Franco de Carvalho, Déborah de Oliveira
Pedologia e Literatura Infantil” – Marina Braguini Manganotte

Os outros pôsteres das integrantes do nosso Grupo, sendo exibidos durante o evento.

As pesquisas são frutos de iniciações científicas e trabalhos de extensão, e fazem parte da fundamentação teórica que estamos utilizando para confecção de um livrinho paradidático- que em breve daremos maiores informações aqui no blog!

Além disso, a Coordenadora do nosso Grupo de Educação em Solos, a Profa. Dra. Déborah de Oliveira, fez uma palestra em forma de mesa redonda cujo tema foi “ O ensino de solos na graduação em Geografia e Geociências”, na qual compartilhou suas experiências como professora dos cursos de Geografia e Licenciatura em Geociências na USP- São Paulo.

Infelizmente só uma integrante do nosso grupo pode estar presente no evento, e abaixo ela compartilha um pouquinho de como foi sua participação no Simpósio:

Foi muito  bacana participar do evento pela oportunidade de conhecer outros trabalhos e pesquisas sobre a educação em solos. Conhecer professores, pesquisadores e alunos de diferentes partes do Brasil que acreditam na importância desse ensino e conscientização sobre um recurso natural tão importante e esquecido, com certeza me fez valorizar muito mais o nosso grupo! Participei de um minicurso ministrado pelo Professor Igo Lepsch sobre a relação solo-geomorfologia e um Grupo de Trabalho sobre materiais didáticos e ensino de solos no qual pude compartilhar nossas experiências na USP e conhecer pesquisas realizadas na UNESP de Presidente Prudente, na UFV  e  UVA/Sobral. E ainda conhecer o Ceará, a cidade de  Sobral, os solos semi-árido no trabalho de campo foram experiências únicas! “

Ana Clara, apresentando o pôster de sua pesquisa durante o Simpósio.

É isso pessoal! Sobre os solos do semi-árido a Ana vai contar pra gente no próximo post, sobre o trabalho de campo do SBES, uma  Excursão Pedológica feita nos arredores da cidade de Sobral!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!