Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

O Solo na Escola Geografia USP fez uma lista de 10 filmes para crianças e adolescentes que falam sobre solo e questões ambientais. Confiram! Adultos também estão convidados, vale a pena assistir!




1) WALL-E (2008) - A animação se passa 700 anos no futuro, quando a Terra foi reduzida a uma cidade fantasma deserta e coberta de lixo. O robô WALL-E parece estar sozinho no planeta, já que todos os humanos fugiram para naves espaciais gigantescas que pairam no espaço sideral. Um dia, uma dessas naves chega à Terra, trazendo o robô avançado EVE. Os dois vão juntos partir em uma empreitada para tornar a Terra novamente habitável.

Temas: - A responsabilidade que cada um deveria ter em relação aos resíduos que produz; Refletir sobre consumo responsável; Refletir sobre o futuro da Terra e da humanidade; Conceito de desenvolvimento sustentável; e poluição dos solos.

Classificação L - Livre para todos os públicos





2) O Homem Que Plantava Árvores (L'homme qui plantait des arbres) 1988 – A animação foi feita a partir de um conto alegórico em língua francesa escrito em 1953 pelo escritor Jean Giono. Conta a história, apresentada como autêntica, da tarefa bem sucedida e solitária de um pastor, de nome Elzéard Bouffier, em reflorestar um vale desolado localizado na zona dos Alpes, na Provença, durante a primeira metade do século XX (entre 1913 e 1947).
O conto, com mensagens ecológicas, humanistas e mesmo políticas, teve sucesso mundial e é considerado como um manifesto da causa ecologista e como uma parábola da ação positiva do homem sobre o meio onde vive e da harmonia que como em consequência pode acontecer.

O conto deu origem a um filme de animação com o mesmo nome, realizado pelo ilustrador Frédéric Back e narrado por Philippe Noiret, que obteve inúmeros prêmios a nível mundial, incluindo um Prêmio da Academia para melhor curta-metragem de animação em 1988.

Temas: impacto das mudanças climáticas, extinção de espécies, aumento do desmatamento e desertificação.

Classificação L - Livre para todos os públicos



3) Nausicaä do Vale do Vento (1984) - É um filme de animação japonês de 1984 do escritor, diretor e ilustrador Hayao Miyazaki, baseado em um mangá de mesmo nome publicado em 1982 nas páginas da revista Animage.

Conta a história de um futuro pós-apocalíptico, mil anos após o dito “colapso da civilização industrial”, onde, devido a poluição e maus tratos à natureza pelos humanos, a terra está praticamente toda coberta pelo Mar da Destruição, uma floresta tóxica, que emana gazes venenosos, fazendo da espécie humana praticamente extinta, e os que vivem lutam para sobreviver em meio ao caos e destruição, que se espalha cada vez mais.

Temas: impacto dos agrotóxicos na vida humana e nos solos, extinção de espécies, relação do ser humano com a natureza.

Classificação indicativa de 12 anos



4) Uma História de Amor e Fúria (Luiz Bolognesi, 2013) – Nessa animação, um homem com quase 600 anos de idade acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína. Ele enfrenta as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, e passa pela Balaiada e o movimento de resistência contra a ditadura militar, antes de enfrentar a guerra pela água em 2096.

Temas: colonização, a escravidão e a ditadura militar, povos indígenas, a questão da água.

Classificação indicativa de 12 anos



5) A Lei da Água - Novo Código Florestal
O filme esclarece as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal e a polêmica sobre a sua elaboração, mostrando os impactos da lei sobre a floresta e, por sua vez, sobre a água, o ar, o solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão.

É um documentário realizado sem fins lucrativos, com financiamento coletivo e parcerias entre o Instituto Socioambiental (ISA), WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e Bem-Te-Vi Diversidade. O documentário atingiu um financiamento coletivo online, que permitiu a viabilização do filme em 14 salas de cinema de todo o Brasil, além da produção de 1.500 cartilhas que foram distribuídas em debates com especialistas durante as exibições do filme. Os produtores de “A Lei da Água” destinaram a verba arrecadada em prol de exibições em escolas públicas e ONGs, foram mais de 400 exibições gratuitas, com uma estimativa de público de 20.000 expectadores.

Temas: água, o ar, o solo, a produção de alimentos e impacto na vida de cada cidadão

Classificação indicativa de 12 anos



6) Ilha das flores (1990) - Em apenas 13 minutos, o curta narra o caminho do tomate do campo de cultivo até o aterro sanitário. Mas faz isso com acidez e linguagem quase científica para mostrar um passo a passo de como as relações entre seres humanos é desigual no sistema capitalista.

Temas: Sociedade de consumo, relações sociais, impacto do lixo.

Classificação Indicativa Não recomendado para menores de 10 anos.



7) Le Lorax (2012) - O filme se passa em uma cidadezinha chamada Thneedville, onde não existem árvores de verdade, pois estas foram completamente destruídas, e consequentemente o ar que respiram é artificial e comercializado pela empresa O’hare, e logo na abertura os personagens desta história cantam uma canção, demonstrando o quão felizes são em morar em Thneedville. Desde as árvores coloridas e dos mais diversos modelos, até mesmo os alimentos, são fabricados com plástico e o ar vendido pelo vilão da história, Sr. O’hare, é distribuído em galões próprios para se encaixarem em uma espécie de “respirador” que exala o ar puro dentro das casas. O cenário fora da cidade é outro; triste, destruído e devastado, não existe nada além de cinzas e um cheiro podre e o ar irrespirável.

Temas: Sociedade de consumo, poluição do ar e desmatamento.

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos.



8) Microcosmos : le peuple de l'herbe (1996) - Microcosmos é um filme-documentário centrado principalmente no registro de interações detalhadas entre insetos, outros pequenos invertebrados e sua relação com o meio ambiente.

Temas: Relação do solo com a vida e ecologia.

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos.



9) Kiriku e a Feiticeira (1998) - é um longa-metragem de animação franco-belga de 1998 dirigido por Michel Ocelot. O filme retrata uma lenda africana, em que um recém-nascido superdotado que sabe falar, andar e correr muito rápido se incumbe de salvar a sua aldeia de Karabá, uma feiticeira terrível que deu fim a todos os guerreiros da aldeia, secou a sua fonte d'água e roubou todo o ouro das mulheres. Kiriku é tratado de forma ambígua pelas pessoas de sua aldeia, por ser um bebê, é desprezado pelos mais velhos quando tenta ajudá-los, porém, quando realiza atos heroicos, suas façanhas são muito comemoradas, embora logo em seguida voltem a desprezá-lo. Apenas a sua mãe lhe trata de acordo com sua inteligência.

Temas: Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar distintos, cultura africana, interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, imaginando soluções para compreendê-lo. Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos.



10) Ma petite planète chérie -Rémy Girerd -Nove histórias que abordam a ecologia de forma divertida e poética.

Temas: Diversos temas ambientais, incluindo a relação do ser humano com o solo.

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos. Indicado a partir dos 3 anos.



Outros filmes que vale a pena conferir:




-Wallace et Gromit : le mystère du Lapin-Garou de Nick Park, Steve Box (2005)



- Meu Amigo Totoro dirigido por Hayao Miyazaki (1988) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funções do Solo

Um poema aos solos!