Filtros do Solo



Experimento sobre Filtros do Solo presente na sala do projeto Solo na Escola USP no Parque CienTec USP

FILTROS DO SOLO


    Nesta experiência podemos compreender como o solo funciona como um filtro. Durante o processo de absorção e infiltração da água no solo, ele age na retenção física e química de matéria e substâncias. Quando observamos a quantidade e a qualidade da água que passa pelo solo, é possível perceber a ação direta deste na filtragem da água.

Objetivos:
    Possibilitar uma melhor compreensão sobre a função do solo como um filtro natural, retendo partículas e substâncias (inclusive poluentes) provenientes das águas circulantes (como a água das chuvas, por exemplo). Assim, busca-se demonstrar a importância do solo em questões como, por exemplo, a contaminação de corpos d’água e, dessa forma, reiterar a urgência da  conservação do solo para a qualidade das águas e do meio ambiente no geral.

Materiais necessários:
- 1 recipiente grande, como um galão de água (5-10 litros);
- Solo e cascalho;
- 1 coletor para a água, como o fundo de uma garrafa PET cortada;
- 1 garrafa vazia;
- Tela, como um pedaço pequeno de saco de batata;
- Elásticos.
Observação: Não há restrições quanto ao espaço.

Montagem:
    Corte o fundo do recipiente grande; coloque o pedaço de tela no bocal desse recipiente com um elástico; preencha-o com solo e cascalho, em camadas; coloque o recipiente com o bocal para baixo sobre o coletor de água; na garrafa vazia coloque solo e água e agite bem, de modo a obter uma mistura “barrenta” que será despejada sobre o recipiente. 

Realização:
Despeje a água “barrenta” sobre o solo e cascalho presentes no recipiente. Note o tempo, o volume e a turbidez da água que chega ao coletor.

Comentários

  1. Filtro Para Agua Alcalina

    Filtro de agua alcalina para producir agua alcalina de super calidad con alto pH. Agregalo a tu purificadora de agua y vende agua alcalina, aumenta ventas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!