Principais contaminantes do solo

Conhecer os principais compostos e substâncias responsáveis pela contaminação dos solos é o primeiro passo para combater tal fenômeno. Ao conhecermos os principais contaminantes do solo, identificamos como se dão as interações físico-químicas entre o solo e esse contaminante, compreendendo como podemos não só evitar que a contaminação ocorra, mas também, para que possamos desenvolver, aprimorar e aplicar as melhores técnicas de remediação e reabilitação possíveis.
 
Os principais contaminantes dos solos mundiais atualmente são: lixo e rejeitos urbanos (residenciais, comerciais, industriais e hospitalares), combustíveis automotivos (principalmente os derivados do petróleo, como a gasolina e o diesel), metais pesados (como chumbo, cádmio, mercúrio, arsênio e etc.), agrotóxicos e fertilizantes químicos agrícolas e os cada vez mais comuns microplásticos. 

As melhores maneiras de evitar que esses contaminantes entrem em contato com o solo são: 
  • Realizar o descarte correto de lixo, rejeitos e resíduos variados provenientes das atividades urbanas comerciais, industriais, hospitalares e residenciais. Dessa forma, evitando que materiais tóxicos (como metais pesados, plásticos, material biológico hospitalar e etc.) entrem em contato com o solo e as fontes de água subterrânea. 
  • Investir na manutenção e fiscalização assíduas de refinarias, postos de combustíveis e demais instalações que trabalham com derivados de petróleo, a fim de evitar vazamentos. Além do investimento em biocombustíveis e fontes de energia sustentáveis.
  • Investir e incentivar o uso de fertilizantes orgânicos e técnicas sustentáveis de manejo de culturas agrícolas, visando diminuir e evitar a introdução de compostos estranhos nocivos no solo, que podem causar desde a contaminação ambiental até problemas de saúde sérios. 


Escrito por: Marina Kuncevicius Pereira; Supervisão: Déborah de Oliveira.
2024.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!