Dia Mundial do Solo 2023 - Solo e água: fontes de vida

 Nesse dia mundial do solo (05/12), a FAO destaca a importância da relação e das dinâmicas entre o solo e a água, recursos essenciais para o sustento da vida na Terra: 

🌎 O solo e a água fornecem a base para a produção de alimentos, os ecossistemas e o bem-estar humano. Reconhecendo o seu papel inestimável, podemos tomar medidas pró-ativas para salvaguardar estes recursos para as gerações futuras! 

🌱 O solo e a água são o meio no qual as plantas crescem e obtêm os nutrientes essenciais.

💧A erosão e a compactação do solo perturbam a capacidade do solo de armazenar, drenar e filtrar a água e agravam o risco de inundações, deslizamentos de terra e tempestades de areia/poeira.

💦 O solo saudável desempenha um papel crucial como filtro natural, purificando e armazenando água à medida que esta se infiltra no solo.

🚜 A implementação de práticas sustentáveis ​​de gestão do solo aumenta a disponibilidade de água para a agricultura. Solos saudáveis, enriquecidos com matéria orgânica, desempenham um papel crucial na regulação da retenção e disponibilidade de água.

🔬 Solos saudáveis ​​funcionam como sumidouros de carbono, sequestrando carbono da atmosfera, contribuindo assim tanto para a adaptação às alterações climáticas como para os esforços de mitigação.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!