Erosão dos solos: definição e agentes

A erosão é um fenômeno natural de alteração do relevo, no qual a ação do intemperismo (físico e/ou químico) gera desgaste dos solos e rochas, geralmente ocorrendo a partir disso o transporte e deposição de sedimentos para as áreas mais baixas do relevo. 

Embora seja um processo natural, causado pelas dinâmicas pedológicas, geológicas, climáticas, hidrológicas e etc; é um processo que pode ser agravado pela ação humana. A retirada da cobertura vegetal nativa de uma área, por exemplo, deixa o solo mais suscetível à erosão; assim como o pisoteio do solo pelo gado também acaba alterando sua dinâmica e dando-lhe maior erodibilidade; entre outros fatores. 

A erosão pode ser causada por diferentes agentes, sendo os principais a água (erosão pluvial, fluvial e oceânica/marinha, além da erosão glacial causada pela água congelada na forma de neve e/ou gelo) e o vento (erosão eólica). 

As feições deixadas pela erosão apresentam-se de diferentes maneiras dependendo da intensidade do processo erosivo. Durante o processo de erosão, inicialmente, ocorrem filetes, rachaduras, fissuras ou estratificações não muito profundas na superfície, denominadas "sulcos". À medida em que o processo erosivo intensifica-se, pode haver então a formação das "ravinas", buracos geralmente em formato de "V". Em seguida, o agravamento da intensidade da erosão pode levar à formação de uma "voçoroca", um enorme buraco que alcança o nível das águas subterrâneas, expondo-as. 

Embora seja um processo natural da dinâmica terrestre, a erosão pode trazer enormes problemas urbanos, sociais e ambientais à medida em que o solo erodido perde biodiversidade (principalmente vegetal), torna-se infértil para o plantio, erode e "engole" casas e estradas e expõe a água subterrânea às diversas formas de contaminação desta. 

Atualmente, muitas voçorocas no Brasil são utilizadas para descarte de lixo e/ou esgoto, o que é extremamente prejudicial ao meio ambiente. Sendo assim, é necessário conhecer as causas e consequências da erosão do solo, podendo, então melhor identificar maneiras sustentáveis de manutenção deste recurso tão importante. 



Fonte: 

MATIAS, Átila. Erosão. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/erosao.htm. Acesso em 02 abr. 2023. 


Escrito por Marina Kuncevicius Pereira; Supervisão: Déborah de Oliveira

2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Um poema aos solos!

Funções do Solo