Fauna do solo: classificação por tamanho

A fauna do solo pode ser dividida em três classes, diferenciadas pelo tamanho dos animais, sendo tais classes:

MICROFAUNA: 

Refere-se a animais cujo tamanho varia de 4 a 100 nanômetros, ou seja, animais microscópicos como os tardígrados, rotíferos e alguns nematoides, ácaros e insetos. Além disso, há protozoários que, embora não sendo parte do reino Animal (mas sim, do reino Protista), são considerados parte da microfauna do solo devido à sua aparência e comportamento similar ao dos demais micro-organismos aqui citados, como os rotíferos, por exemplo. 

Quando se fala em "microfauna do solo", algumas pessoas pensam que micro-organismos como bactérias e pequenos fungos encaixam-se nessa definição. Na verdade, as bactérias e os fungos -- embora sejam parte, respectivamente, dos reinos Monera e Fungi --, são consideradas parte da microFLORA do solo, pois, geralmente, possuem aparência e comportamento similar ao dos membros do reino Vegetal. 

MESOFAUNA: 

Refere-se a animais cujo tamanho varia de 100 nanômetros a 2 milímetros. Alguns exemplos de animais que usualmente representam essa classe são os ácaros, colêmbolos, opiliões e crustáceos do grupo Copepoda. Além disso, a maioria dos insetos em fase larval também encaixam-se nessa classe. Os animais da mesofauna do solo desempenham uma série de importantíssimos papeis no meio ambiente, participando de ciclos de nutrientes e fluxos de energia através de biotubulações. 

MACROFAUNA: 

Refere-se a animais cujo tamanho ultrapassa 2 milímetros, incluindo ambos animais vertebrados e invertebrados. Alguns dos animais nessa classe são os aracnídeos (aranhas, escorpiões, carrapatos,  amblipígeos e solífugos); insetos (baratas, cupins, grilos, cigarras, gafanhotos e etc.), mamíferos (tatus, toupeiras, roedores e etc.), anelídeos (minhocas e sanguessugas), répteis (cobras, lagartos e etc. Além de muitos répteis aquáticos ou semi-aquáticos depositarem seus ovos no solo, como as tartarugas e os crocodilianos) e anfíbios (sapos e salamandras). 

Algumas fontes descrevem a macrofauna do solo como compreendendo animais cujo tamanho varia de 2 a 20 milímetros, enquanto aqueles que ultrapassam 20 milímetros seriam considerados parte da "megafauna" do solo. O termo "megafauna", no presente contexto, não é para ser confundido com a megafauna na paleontologia, que refere-se a gigantes animais pré-históricos que tornaram-se extintos no chamado "Quaternário tardio". 





FONTE
CORREIA, M.E.F; OLIVEIRA, L.C.M. de. Fauna de Solo: Aspectos Gerais e Metodológicos. Seropédica: Embrapa Agrobiologia. 2000. 46p. (Embrapa Agrobiologia. Documentos, 112).


Escrito por Marina Kuncevicius Pereira; Supervisão: Déborah de Oliveira

2023.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!