Permafrost: solos congelados

 Permafrost (do inglês "permanent" e "frost", permanentemente congelado) refere-se a solos que encontram-se congelados, sendo estes também chamados "pergelissolos". 

Presentes principalmente em regiões periglaciais, os Permafrost são compostos de solo, rocha, gelo e sedimentos que encontram-se congelados devido às baixíssimas temperaturas locais. Atualmente, é encontrado principalmente no Ártico e ocupa mais de 13 milhões de quilômetros ou 25% da área do hemisfério norte terrestre.

Durante o processo de congelamento desses solos, devido à presença e decomposição de matéria orgânica (como restos de plantas e animais), os mesmos abrigam grandes quantidades de carbono. Assim, em seu estado e condição natural, o Permafrost funciona como um "Sumidouro de Carbono", armazenando-o e atuando como um refrigerador para a Terra, mantendo o carbono orgânico congelado e preso.

Porém, com a atual emergência climática, cientistas preocupam-se com o fato de que o acelerado aquecimento global pode levar ao derretimento do Permafrost e, consequentemente, à libertação de carbono (na forma de CO2) na atmosfera à medida em que o degelo permite que microorganismos realizem a decomposição dessa matéria orgânica antes congelada. 

Cientistas estimam que, nos próximos 30 anos, milhões de toneladas de Carbono podem ser liberadas na atmosfera devido ao derretimento acelerado do Permafrost. Além disso, esse derretimento pode ocasionar no colapso e erosão de superfícies onde diversas comunidades constroem suas casas.



Escrito por Marina Kuncevicius Pereira; Supervisão: Déborah de Oliveira

2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!