Nutrientes no Solo

A presença de nutrientes no solo é essencial para a manutenção de sua fertilidade e, consequentemente, para o desenvolvimento das plantas, que "alimentam-se" desses nutrientes através de diferentes processos como a difusão, o fluxo de massa ou a interceptação radicular. Esses nutrientes consumidos pelas plantas são componentes da chamada "solução do solo" e podem ser classificados em macro e micronutrientes.

  • Os macronutrientes são aqueles necessários em grandes quantidades no solo, sendo que os macronutrientes primários (Nitrogênio, Potássio e Fósforo) são necessários em maiores concentrações que os macronutrientes secundários (Cálcio, Enxofre e Magnésio). 
  • Já os micronutrientes (Boro, Cloro, Cobre, Ferro, Sódio, Molibdênio, Manganês, Níquel, Cobalto e Zinco) são aqueles necessários em menor quantidade em comparação com os macronutrientes. Além disso, existem outros nutrientes cuja presença no solo, embora não essencial, pode ser benéfica, como o Selênio e o Silício. 


Fontes: 

LEPSCH, IGO F. Formação e Conservação dos Solos. 2ª Edição. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. p. 20-22.


NUTRIENTES no solo são alimento para as plantas. CropLife Brasil. Disponível em: https://croplifebrasil.org/noticias/nutrientes-do-solo-sao-o-alimento-para-as-plantas/. Acesso em 4 de 2022.


Escrito por Marina Kuncevicius Pereira; Supervisão: Déborah de Oliveira

2022.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Um poema aos solos!

Funções do Solo