História da ciência do solo: Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea é um período histórico que data de 1789 (ano em que ocorreu a Revolução Francesa) até o presente. Diante do crescente aumento populacional devido aos avanços médicos e tecnológicos, tornou-se essencial compreender a origem, as características e as dinâmicas do solo, já que dele vêm, direta ou indiretamente, a maioria dos alimentos e fármacos essenciais para a humanidade. 

É nesse período que o estudos dos solos começa a evoluir a partir do momento em que cientistas reconhecem o solo como um objeto de estudo cuja gênese e características (cor, textura, estrutura, consistência, porosidade, etc) só podem ser propriamente compreendidas quando estudadas no ambiente de origem. Finalmente, por volta da década de 1880, surge a ciência intitulada "Pedologia" (do grego: pedon = solo, terra; logia = estudo). 

Em 1840, o cientista Justus Von Liebig analisou amostras de solo em laboratório, visando continuar e desenvolver os estudos sobre o que fazia as plantas desenvolverem-se no solo. Liebig, então, concluiu em seus experimentos que as plantas nutriam-se não só de água e matéria orgânica, mas também, de elementos químicos disponíveis em forma de íons. Assim, Liebig reconheceu a existência e importância dos nutrientes no solo. Além disso, foi também responsável por desenvolver a Lei do Mínimo, que diz que, para ocorrer o  crescimento vegetal, deve existir no solo uma quantidade mínima de cada nutriente essencial. As ideias de Liebig inspiraram o desenvolvimento de fertilizantes químicos.

Em 1877, o cientista russo Vasily Dokuchaev fez um estudo do solo das planícies ucranianas, estudando-o não em um laboratório, mas sim, em seu ambiente de origem. Alguns anos depois, Dokuchaev realizou um estudo similar em uma região da Rússia, concluindo que as diferenças entre os solos que havia estudado se davam devido à fatores climáticos e geomorfológicos específicos a cada local. Dessa forma, Dokuchaev pôde compreender a ação e a influência dos diferentes fatores de formação do solo (tempo, clima, relevo, material disponível e ação de organismos). Assim, compreendendo o solo como sendo dinâmico e tendo estabelecido as bases para o estudo da pedogênese da morfologia deste, Dokuchaev deu origem à Pedologia, sendo, até hoje, considerado o pai dessa ciência. 





Fontes:

BREVIK, E. C; HARTEMINK, A. E. Early soil knowledge and the birth and development of soil science. Catena, vol. 83, n. 1, pág. 23-33, Outubro de 2010.

LEPSCH, Igo F. Formação e Conservação dos Solos. 2ª Edição. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. p. 15-18.


PLOEG, R; BOHM, W; KIRKHAM, M. On the Origin of the Theory of Mineral Nutrition of Plants and the Law of the Minimum. Soil Science Society of American Journal, vol. 63, n. 5, pág. 1039-1482, Setembro de 1999.


Escrito por Marina Kuncevicius Pereira; Supervisão: Déborah de Oliveira

2022.


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