História da ciência do solo: Idade Antiga

No período histórico conhecido como Idade Antiga (que estende-se desde a invenção da escrita em 3.500 a.C. até a queda do Império Romano do Ocidente em 476 d. C), diversas civilizações ao redor do globo desenvolveram métodos eficazes de manejo do solo para a agricultura, além de serem os primeiros a associar solos de cor escura a maior fertilidade. 

Na região conhecida como Crescente Fértil, povos como os egípcios, mesopotâmios e persas desenvolveram suas civilizações ao redor de grandes rios, compreendendo que o regime fluvial e as férteis várzeas dos rios  eram altamente benéficos à agricultura, essencial à sua subsistência. 

Na antiga Europa, os romanos foram os primeiros a associar solos escuros a maior fertilidade e produtividade do solo. Atualmente, sabe-se que tal coloração se dá devido ao acúmulo de húmus no solo. Ademais, os antigos gregos desenvolveram as bases da Edafologia ao estudar a influência da morfologia do solo no desenvolvimento das plantas. 

No continente americano, as civilizações Maia, Inca e Azteca criaram complexos sistemas de canalização da água das chuvas para a irrigação de seus cultivos. Além disso, desenvolverem um eficaz sistema de plantio em terraços, não só viabilizando  um melhor aproveitamento da água das chuvas, mas também, prevenindo a erosão do solo. 


Fontes: 

LEPSCH, IGO F. Formação e Conservação dos Solos. 2ª Edição. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. p. 12-14.


IBÁÑEZ, Juan J. Sistemas de Manejo del Riego y Suelos en las culturas precolombinas (Síntesis publicada por Carlos Olguín Palacios y Francisco Oyarzabal Tamargo). Blog Madri Más D, 2016. Disponível em: https://www.madrimasd.org/blogs/universo/2016/01/27/146781. Acesso em 29 de Maio de 2022. 


VAN DER CRABBEN, Jan. Agriculture in the Fertile Crescent & Mesopotamia. World History Encyclopedia, 2021. Disponível em: https://www.worldhistory.org/article/9/agriculture-in-the-fertile-crescent--mesopotamia/. Acesso em 29 de Maio de 2022. 



Escrito por Marina Kuncevicius Pereira; Supervisão: Déborah de Oliveira

2022.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!