História da ciência do solo: Pré-História

Nas próximas semanas, vamos aprender um pouco sobre a história do uso e do estudo do solo pela humanidade. 

Hoje, falaremos sobre os solos e a humanidade durante o período conhecido como "Pré-História", que começou com o surgimento dos primeiros hominídeos, há aproximadamente 2,5 milhões de anos, e terminou diante da invenção da escrita, por volta de 3.500 a.C. Esse período é subdividido em três: paleolítico, neolítico e idade dos metais. 

No período Paleolítico, o homem levava um estilo de vida nômade, não possuindo um local fixo de vivência e sustentando-se majoritariamente da caça de animais. Dessa forma, o solo era visto apenas como o chão sobre o qual o homem e sua caça deslocavam-se. Além disso, o solo providenciava os pigmentos que constituíam as tintas usadas nas pinturas rupestres.

No período seguinte, intitulado Neolítico, o homem sedentarizou-se, passando a viver em um local fixo e ali desenvolvendo sua subsistência e comunidade. Nesse cenário, o homem deu início ao uso do solo para o desenvolvimento das primeiras técnicas e práticas agrícolas, pois a agricultura tornara-se essencial para a sobrevivência humana.  

Na Idade dos Metais, último período da Pré-História, o homem continuou a desenvolver técnicas e práticas rudimentares de uso do solo, porém, passou a utilizar metais como cobre, ferro e bronze na fabricação dos instrumentos, utensílios e ferramentas agrícolas. 

Fontes:

LEPSCH, IGO F. Formação e Conservação dos Solos. 2ª Edição. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. p. 11-12.

LOBO, J. H. As origens da AgriculturaRevista de História[S. l.], v. 38, n. 78, p. 285-311, 1969. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.1969.128784. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/128784. Acesso em: 24 jun. 2022. 


Escrito por Marina Kuncevicius Pereira; Supervisão: Déborah de Oliveira

2022.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!