Poluição do solo: radiação

Hoje, vamos aprender sobre a poluição do solo devido à radiação proveniente de rejeitos radioativos, que ao serem descartados incorretamente, acabam entrando em contato com o solo e contaminando-o. 

A contaminação radioativa do solo é incrivelmente perigosa, pois pode afetar não só os diversos animais e plantas que nele vivem, mas também, a saúde humana, pois a ingestão de alimentos cultivados em solos contaminados pode levar ao desenvolvimento de mutações genéticas e cânceres, entre outras consequências. Além disso, a poluição radioativa do solo pode acarretar, também, na contaminação de fontes de águas subterrâneas, que são essenciais para a manutenção do Ciclo Hidrológico.   

As medidas mais importantes a serem tomadas para evitar que o solo seja contaminado por substâncias radioativas são: fiscalizar rotineiramente as condições de segurança e as dinâmicas de gestão de rejeitos das usinas nucleares, assim como fiscalizar o descarte de resíduos radioativos utilizados por hospitais, laboratórios e outras instalações, garantindo que tais rejeitos sejam propriamente cuidados e descartados, evitando a poluição do meio ambiente e o consequente risco à saúde humana. 


Fonte: SMICIKLAS, I; SLJIVIC-IVANOVIC, M.  Radioactive Contamination of the Soil: Assessments of Pollutants Mobility with Implication to Remediation Strategies. In: LARRAMENDY, M; SOLONESKI, S. Soil Contamination - Current Consequences and Further Solutions. Londres: Intech Open Books, 2016. Capítulo 13.

Escrito por Marina Kuncevicius Pereira; Supervisão: Déborah de Oliveira

2022.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!