Poluição do Solo: lixo urbano

A poluição do solo ocorre, principalmente, devido à presença de diferentes substâncias e compostos químicos que são, na maioria das vezes, liberados pela ação humana. Nas próximas semanas, vamos aprender um pouco sobre os diferentes tipos de poluição do solo, assim como suas causas, consequências e como evitá-las. 

Hoje, vamos aprender um pouco sobre a poluição do solo pelo lixo urbano. Tal poluição ocorre, justamente, devido ao descarte inadequado do lixo urbano, levando à presença de substâncias e compostos tóxicos no solo. Consequentemente, tais substâncias e compostos contaminam o solo, podendo torná-lo inabitável e/ou infértil, afetando significativamente toda a vida dependente dele, desde as plantas que nele crescem aos animais que nele encontram abrigo e alimentação. 

Algumas medidas importantes para diminuir e/ou evitar a poluição do solo pelo lixo urbano são: realizar o descarte do lixo em locais apropriados (como aterros sanitários), realizar a separação adequada entre os materiais orgânicos e os recicláveis, regular e fiscalizar o descarte do lixo industrial e médico e, principalmente, conscientizar a população a cerca da importância de tais ações. 



Fonte: 

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Lixo urbano. Mundo Educação, 2022. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/lixo-urbano.htm. Acesso em 01 de abril de 2022.


Escrito por Marina Kuncevicius Pereira; Supervisão: Déborah de Oliveira

2022.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Um poema aos solos!

Funções do Solo