Vale dos Dinossauros na Paraíba!

EM Dinossauro
Pessoal,
Hoje vamos falar sobre o Vale dos Dinossauros brasileiro localizado no Estado da Paraíba. Dez municípios paraibanos abrangem esta área, que leva este nome devido às pegadas de dinossauros visivelmente fossilizadas no solo. Este sítio paleontológico é reconhecido mundialmente e possui a maior incidência de pegadas de dinossauros encontradas no mundo. Na Bacia do Rio do Peixe, por exemplo, encontra-se um dos traços mais longos do mundo de pegadas, com cerca de 50 metros de comprimento e 51 pegadas. Um patrimônio brasileiro no nordeste que precisa ser muito mais preservado, divulgado e conhecido!


''O Vale dos Dinossauros compreende uma área de 700 km2 e abrange Sousa e mais 10 municípios da região. São aproximadamente 20 localidades em que se registram pegadas fossilizadas de mais de 50 espécies em cerca de 20 níveis estratigráficos, datadas de 140 a 60 milhões de anos. As pegadas variam de 5 cm até 40 cm de diâmetro.

Datam do final do século XIX os primeiros contatos com pegadas de dinossauros encontradas às margens do Rio do Peixe na localidade denominada Passagem das Pedras, distante 6 km da Sede do Município de Sousa. Moradores da localidade acreditavam serem pegadas de bois e emas. Já pesquisadores de outros países retiraram amostras para estudos.

Foi em 1920 que o Geólogo Luciano Jacques de Morais reconheceu aquelas pegadas como sendo de dinossauros e as identificou e registrou em sua obra “Serras e Montanhas do Nordeste”, 3° volume – 1924.

Só a partir de 1975, a icnologia – estudo de pegadas fósseis  voltou a ser desenvolvida no Brasil. Através do CNPQ e Fundação Mirian Benevides Gadelha, foi convidado o padre paleontólogo, natural da Itália, Giuseppe Leonardi, que empreendeu a mais ampla e sistemática exploração de todo o Vale dos Dinossauros. As pesquisas e todo o Projeto foram paralisados em 1988. Porém o amplo acervo pesquisado pelo professor Giuseppe ficou preservado. Em 1999 foi implantado o Complexo Turístico Vale dos Dinossauros, através do Governo Federal, Estadual e Municipal de Sousa.''. 

FONTE: Prefeitura Municipal de Sousa.


OUTRAS PESQUISAS:
  • Projeto de Lei, criação do Parque Nacional dos Dinossauros:

________________________________________________________________________________________

  • Reportagem 'Folha do Sertão' de hoje 15/8/14, sobre revitalização:

_____________________________________________________________________________
Matéria UOL VIAGEM. Reportagem e fotos: Eduardo Vessoni.


  • Reportagem 'UOL' sobre o Vale dos Dinossauros:
''Siga pegadas pré-históricas no Vale dos Dinossauros em Sousa, no sertão da Paraíba''


_____________________________________________________________________________
Pegadas foram descobertas durante pesquisa para encontrar petróleo
(Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Santa Helena)


  • Reportagem 'G1' sobre novas pegadas descobertas em 2009: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!