Apresentação do grupo


A Geografia exige uma formação crítica que evidencia as inter-relações da sociedade e natureza e para tal aborda uma variedade de temas. Ela faz parte das Ciências Humanas, área do conhecimento que tem como prioridade o estudo das interações. Com essa bagagem, tanto das Ciências Humanas como da Geografia, o geógrafo pode atuar no meio técnico, em pesquisas básicas e aplicadas, universidades, institutos especializados ou no ensino fundamental, médio e superior.
Para aproveitar o que o curso nos oferece, ampliar nossos conhecimentos e partilhá-los, foi criado pela Prof. Dr. Déborah de Oliveira, um grupo de educação em Solos, que reúne estudantes de graduação e pós-graduação (Bacharelado e Licenciatura) de Geografia da Universidade de São Paulo – USP.
Assim, gostaríamos de nos apresentar. Esperamos que juntos possamos realizar uma parceria tendo o blog como meio de aproximação entre nós e professores, alunos do ensino fundamental, médio e superior por meio de temas que interessem a todos, além da realização de pesquisas ligadas a esse tema.

Adriana Ribeiro Machado
Comecei minha vida acadêmica no curso de Geociências, com o qual não me identifiquei e com pouco tempo descobri que meu lugar era dentro dessa Ciência maravilhosa: A Geografia. Estou no meu 3º ano de graduação e 4º ano de USP e, dentro desse tempo, atuo ativamente na área educacional. Primeiro, comecei com educação informal dentro do Parque Cientec (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo) e, desde o ano de 2012, estou na educação formal na Rede Pública do Estado de São Paulo. Entrei no Grupo de Educação em Solos em 2011, através da proposta de montarmos um centro de educação em solos no Parque Cientec, porém acabei me identificando com todos os participantes e com a Professora Déborah e sempre tento acompanhar todas as atividades do grupo.

Olá pessoal,
Meu nome é Ana Clara, e sou estudante do último ano no curso de Geografia-USP. Participo do Grupo de Educação em Solos desde o comecinho - ano 2010, e agora vendo a quantidade de pessoas que dele fazem parte me sinto muito feliz! No início realizei uma pesquisa sobre o conteúdo sobre solos presente nos materiais didáticos, e depois ajudei aqui no blog, e agora ando ajudando na escrita de projetos para a captação de recursos financeiros e divulgação dos trabalhos que realizamos.

Eu sou Camila, estudante do 4º ano de Geografia. Interesso-me por pedologia desde as primeiras disciplinas do bacharelado. Recém-chegada no Grupo de Educação em Solos (este ano), serei responsável pela organização do banco de dados, juntamente com a Renata. Conheço os integrantes do grupo das disciplinas da graduação. As expectativas de trabalho são as melhores.


Eu sou o Edson, concluí minha graduação em 2008 no curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental do IGc/USP. Atuei na rede estadual de ensino público na disciplina de Ciências e atualmente sou Educador Ambiental efetivo na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri. A minha pesquisa no mestrado seria analisar se existem relações entre os conteúdos ligados a solos que são ministrados nas disciplinas de Ciências e Geografia e, a localização espacial das unidades escolares situadas em municípios com graus decrescentes de urbanização na zona oeste da RMSP. Estou no Grupo de Educação em Solos por entender que o tema tem um grande potencial interdisciplinar em diversas etapas da aprendizagem.


Eu sou a Lady, estou no 4º ano do curso de Geografia-USP e passei a fazer parte dessa turminha em 2012, quando através do programa Aprender com Cultura e Extensão - USP, fui selecionada para o projeto; mas o interesse pelo tema surgiu junto às aulas de pedologia no segundo semestre de 2011. Nesse pouco tempo no grupo, participei da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Parque CienTec junto ao nosso Grupo de Educação em Solos e  passei a ajudar no nosso blog.


Olá, me chamo Mariana e estou cursando o último ano de Graduação e Licenciatura em Geografia pela USP. Participo do Grupo de Educação em Solos desde 2011. Minha maior contribuição para o grupo foi a elaboração de Experiências e Jogos que constarão no Livro Didático de Solos que estamos finalizando. Trabalhei na Estação Ciência da USP e também no Museu Catavento, e pude contribuir um pouco com minhas experiências vividas com educação não formal, maior objetivo deste grupo, uma vez que buscamos novas alternativas lúdicas para o ensino de Geografia.
Mariana FC


Oi,oi

Eu sou a Marina, já estou no quinto ano do curso de bacharelado e licenciatura em Geografia na USP, e também participo do Grupo de Educação em Solos desde o comecinho. Quando no início, participava, juntamente com o grupo, da elaboração de um livro paradidático infantil, destinado aos alunos do Ensino Fundamental I. Hoje, estou ligada ao desenvolvimento do nosso projeto, Solo na Escola, no parque CienTec. Espero que todos se sintam à vontade para entrar, olhar, fuçar e palpitar no blog! A ideia é que todos possam participar!


Olá galerinha, tudo bem?
Meu nome é Natália, me formei em Geografia-USP na turma de 2011 e atualmente curso especialização em Botânica na FURG (Universidade Federal do Rio Grande), onde pesquiso microbiologia e biota do solo. Participo das reuniões do grupo desde o finalzinho de 2010, e foi com muita alegria e empolgação que ajudei a repaginar o nosso mascotinho (o João Torrão). No momento, ajudo na elaboração e escrita de novos projetos e na divulgação da produção científica do grupo através da escrita de artigos e ida para simpósios; atuo também no desenvolvimento de experiências didáticas vinculadas à biota do solo e ao ensino de pedologia. É muito bom dividir nosso cantinho pedológico com vocês!! Sejam todos muito bem vindos e aproveitem para fuçar, brincar e aprender mais um pouquinho!! Ahh! E já ia me esquecendo: quando quiserem nos fazer uma visita, tirar dúvidas ou bater papo, é só enviar um e-mail! Aguardamos por vocês!


Meu nome é Renata e sou aluna da Geografia. Eu e a Camila somos as mais novas integrantes do grupo e inicialmente ficaremos responsáveis pela criação e acervo de vídeos e documentos sobre educação em solos. Gosto de Pedologia e também me interesso pelo tema Educação. Espero contribuir para que a pesquisa sobre o uso de materiais didáticos em solos seja boa para mim, mas principalmente um sucesso para todos!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!