Olá pessoal,

No mês de setembro falamos um pouco sobre os solos que podem ser encontrados no pantanal Mato-Grossense, agora mostraremos um pouco do que encontramos, na prática, na Reserva Particular de Patrimônio Natural do SESC Pantanal.
Para que fosse possível uma análise dos solos da área da RPPN SESC-Pantanal, utilizamos a técnica da TRADAGEM. Por meio do uso de um instrumento denominado trado consegue-se recolher um pouco de solo e, assim, analisar algumas de suas características, como a textura, a consistência molhada e a cor (utilizando a tabela de Munsell de cores).
Para essa análise, utilizamos também bibliografia que trata sobre a pedologia e as técnicas de análise(LEPSCH, 2002; OLIVEIRA, 2011) e especificamente sobre estudos realizados no Pantanal (NASCIMENTO, 2012).
Fazendo um trajeto pelo rio Cuiabá já era possível observar a influência que a água exerce sobre os solos através das características visuais de seus horizontes (foto 1).


Foto 1: Horizontes de um solo nas margens do rio Cuiabá. SILVEIRA, L. A.

Realizamos a análise em três pontos diferentes. No primeiro ponto, em uma área sujeita a inundações, considerando as 3 características, o solo analisado pode ser um PlintossoloArgilúvico. Esse tipo de solo apresenta pouca diferenciação dos horizontes e coloração avermelhada ou alaranjada. Já no segundo ponto, encontramos um possível Cambissolo, o que se pode inferir principalmente pela cor e textura encontradas. No terceiro, área que não sofre inundações, de acordo com a literatura que serviu de apoio para a pesquisa, o solo seria caracterizado como um PlanossoloHáplico, que possuem uma textura arenosa sobre um horizonte de solo caracterizado por uma textura argilosa e adensada.
Em trabalhos como esse conseguimos aplicar o que aprendemos em sala de aula.



Bibliografia

LEPSCH, I. F. Formação e Conservação dos Solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.

NASCIMENTO, Alexandre Ferreira do. Relações pedologia-Geomorfologia e sedimentologia do Pantanal Norte. Piracicaba, 2012. Tese (Doutorado, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, 2012).
OLIVEIRA, Déborah de. Técnicas de Pedologia. In: VENTURI, L.A.B (org.). "Geografia - práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Editora Sarandi, 2011. Cap. IV. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!