VI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos -parte 1



Entre os dias 22 e 25 de maio aconteceu o VI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, na cidade de Sobral, no interior do estado do Ceará. O Grupo de Educação em Solos da Geografia USP, esteve presente e vamos contar um pouquinho aqui como foi este importante evento!



Um pouco da história do Simpósio ...

Em sua sexta edição o Simpósio teve início há 18 anos atrás, onde pesquisadores da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) se reuniram na cidade de Viçosa-MG para discutir questões específicas do Ensino de Solos. O Simpósio já ocorreu nas cidades Santa Maria-RS/1995, Pato Branco-PR/1996, Piracicaba-SP/2008 e Curitiba-PR/2010, e foi sediado pela primeira vez esse ano no nordeste do país.
O Simpósio aconteceu na cidade de Sobral na Universidade Estadual Vale do Acaraú  (UVA) e foi organizado pelo Laboratório de Pedologia e Processos Erosivos de Estudos Geográficos, sob excelente coordenação da Profa. Dra. Cleire Lima da Costa Falcão. O Laboratório também têm mascotes, assim como nosso grupo tem o João Torrão! São eles a Senhorita Formiga, a Dona Minhoca e o Senhor Cupim...

D
Da esquerda para direita: Ana Clara, Natália e Profa. Déborah de Oliveira.
Buscando a divulgação da educação em solos em âmbito integrado o evento teve como tema principal “O ensino de solo na análise integrada da natureza e da sociedade”,  e em suas  diversas atividades (mesas redondas, relatos de experiências, minicursos, oficinas para estudantes da rede pública municipal e estadual de Sobral, apresentação de trabalhos e pesquisas e trabalhos de campo) pudemos compartilhar, ensinar, aprender com diferentes pessoas e reafirmar a importância e necessidade da Educação em Solos!

Assim, teremos mais dois posts aqui no  nosso blog sobre o Simpósio,  a Parte 2- Sobre a participação do Grupo de Educação em Solos Geografia -USP no Simpósio, e a Parte-3- Sobre o trabalho de campo realizado durante o evento, uma Excursão Pedológica nos arredores da cidade de Sobral! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!