Visita ao Projeto Solo na Escola- ESALQ USP

No dia 01/10 e 08/10, os alunos da disciplina de Pedologia do curso de Geografia da USP, juntamente com a professora Déborah  de Oliveira e alguns monitores, realizaram uma visita ao Projeto Solo na Escola, da ESALQ-USP Piracicaba.
O Projeto  de Fundo de Cultura e Extensão Universitária Solo na Escola é coordenado pelo Departamento de Ciência do Solo da ESALQ-USP , e tem como principal objetivo disseminar entre professores e estudantes do Ensino Fundamental e médio a conscientização de que o solo é um componente do ambiente natural e deve ser adequadamente conhecido e preservado. O projeto conta com um espaço próprio,com experimentos e demonstrações dinâmicas e interativas sobre os solos, desde sua origem até usos e formas de conservação.



A equipe é coordenada pelo Prof.Dr. Antonio Carlos Azevedo e tem como participantes  voluntários, bolsistas e funcionários do Departamento de Ciência do Solo. Fica registrado aqui o agradecimento de toda equipe do Projeto de Educação em Solos da Geografia-USP, aos integrantes deste projeto tão bacana, que sempre nos recebe tão bem e nos serve de inspiração, muito obrigada!
Inicialmente, visitamos o espaço onde se realiza o projeto que, sob a orientação dos monitores, nos oferece um exercício de aprendizado dinâmico e interativo sobre o tema solo. Os monitores que nos conduziram durante a visita nos explicaram atenciosamente todo o roteiro que seguem para falar do solo para as crianças. Neste percurso mesclam-se explicações teóricas e práticas, cada trecho contendo um experimento lúdico que auxilia a apreensão do conteúdo abordado.
Nosso grupo ficou encantado com o projeto, principalmente com o vislumbre da possibilidade de reproduzí-lo. Entre muitos comentários feitos, destacou-se a atenção dada à acessibilidade das informações e à manufatura dos experimentos ( a maioria feita a partir de materiais recicláveis).
O espaço é aberto para visitas de escolas e demais interessados, o blog do projeto é solonaescola.blogspot.com/
Segue abaixo uma foto  de um dos vários experimentos que a estação possui, todos muito criativos, simples e que possibilitam a aprendizagem concreta e significativa de solos.
Um dos vários experiemtnos, este  demonstra a importância da cobertura vegetal na ação do processo erosivo.


Ficou claro que a visita foi bem prazerosa para todos. Quanto ao nosso grupo, em especial, resultou em um forte incentivo para prosseguir no nosso projeto e almejar resultados tão satisfatórios quanto os deles!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!