Textura do Solo



Experimento sobre Textura do Solo presente na sala do projeto Solo na Escola USP no Parque CienTec USP

   TEXTURA DO SOLO

    A textura de um solo pode ser percebida através do tato, pela sensação que tem-se ao esfregar um pouco de solo entre os dedos. A areia provoca uma sensação de aspereza (como na areia de praia), já o silte provoca uma sensação de sedosidade (como talco), e a argila provoca uma sensação de plasticidade e pegajosidade. 
    Os solos são diferentes em suas propriedades e características. Por exemplo: os solos argilosos se apresentam extremamente duros quando secos e muito pegajosos e plásticos quando molhados. Estes solos, que contêm muita argila, apresentam maior capacidade de retenção de água e nutrientes do que os solos arenosos. As partículas de argila são caracterizadas por apresentarem tamanhos extremamente pequenos, grande área externa por unidade de peso e pela presença de cargas em sua superfície, por isso atraem íons (nutrientes) e água. Já os solos arenosos, não apresentam características relevantes de dureza, plasticidade e pegajosidade e secam mais rapidamente que os argilosos.

Objetivos:
    Demonstrar aos estudantes como a presença e a quantidade (teor) de areia, silte e argila pode influenciar na textura de um solo através do tato. 

Materiais necessários:
- Caixas, potes ou tábuas onde colocar um punhado de cada um desses sedimento:
    - Areia;
    - Silte;
    - Argila;
Observação: Não há restrições quanto ao espaço.

Montagem:
    Coloque a areia, o silte e a argila em três tábuas diferentes, de modo a facilitar a visualização das diferentes texturas pelos alunos.

Realização:
    A experiência se baseia nos sentidos da visão e do tato. Incentive os alunos a reconhecer, através da visão, as características superficiais que diferenciam cada sedimento. Em seguida, p
ermita que os alunos, de maneira organizada, um de cada vez, peguem na mão um punhado de cada sedimento e explorem-no através do tato, reconhecendo as diferenças texturais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!