Horizontes do Solo
Experimento sobre os Horizontes do Solo presente na sala do projeto Solo na Escola USP no Parque CienTec USP |
HORIZONTES DO SOLO
O solo começa a se formar devido às ações dos fenômenos biológicos, físicos e químicos. A formação do solo não é uniforme, mudando conforme as condições do ambiente, assim criam-se camadas (uma sobre as outras) com diferentes características, tais camadas nomeamos "horizontes".
Objetivos:
Proporcionar os estudantes a visualizarem os horizontes que formam o solo, e como este se relacionam entre si, quais suas características e processos formadores.
Materiais necessários:
- Caixa de vidro ou com algum dos lados em vidro (para visualização dos camadas de solo);
- Diferentes tipos de solos;
- Húmus ou folha secas;
Observação: Não há restrições quanto ao espaço.
Montagem:
Dentro da caixa, distribua a camadas de solos criando um perfil cuja diferenciação entre as camadas seja visível a fim de facilitar a visualização e caracterização de cada camada.
Um solo completo e bem desenvolvido tem os seguintes horizontes:
- O - é constituído por matéria orgânica, materiais em decomposição. è o horizonte superficial. Ele possui diversos nomes populares, como serrapilheira e palhada
- A - Neste horizonte há predomínio de matéria orgânica e contém certa quantidade de húmus.
- E - Este horizonte perde materiais para horizonte B, como argila e óxidos de ferro.
- B - Os materiais perdido nos horizontes acima se concentrar nesse horizonte. Ele apresenta cor bem marcada e é o horizonte mais desenvolvido.
- C - Refere-se a transição da rocha para solo, uma rocha bem alterada, ou saprólito.
Realização:
Explicar aos alunos quais são os diferentes horizontes que existem em um solo e quais os processos que ocorrem para que cada horizonte se forme, assim criando um perfil de solo. Explicar, também, que a forma como ocorre a transição de um horizonte para outro pode variar dependendo do solo em questão, sendo que tal transição pode ser classificada de acordo com sua espessura e formato (para mais informações: Classificação das faixas de transição do solo)
Comentários
Postar um comentário