Erosão hídrica do solo

Experimento sobre Erosão Hídrica do Solo 

EROSÃO HÍDRICA DO SOLO

    A vegetação protege o solo da erosão e que quando o solo está nu, a erosão acontece de forma mais intensa.

Objetivos:
    Mostrar aos alunos que a vegetação protege o solo da erosão.

Materiais necessários:
- 3 galões de 20 litros deitados e cortados no topo;
- 3 fundos de garrafa PET;
- Barbante;
- Vegetação morta e viva; 
- 3 torneiras ou 3 garrafas PET com a tampa furada com vários furos (penduradas sobre os galões e com a tampa virada para baixo, simulando a chuva).

Montagem:
    Corte os galões para que se possa colocar solo dentro deles. Um galão terá solo nu, o outro terá vegetação morta e o outro terá vegetação viva. Se tiver a possibilidade de instalar torneiras, será mais fácil montar o experimento, mas se não tiver, basta furar a tampa de 3 garrafas PET de 2 litros e montar um suporte para que elas fiquem penduradas sobre os galões e possam simular a chuva. Cortar 3 garrafas PET para usar o fundo delas. Amarrar com barbante na boca dos galões.

Realização:
    Quando ligar as três torneiras, a água penetrará no solo e irá causar o transporte de material para os fundos das garrafas PET penduradas nas pontas dos galões. Será possível observar que vegetação viva protege mais o solo da erosão e transporta pouco material, já a vegetação morta vai proteger um pouco o solo mas vai transportar um pouco mais de material e, por fim, o solo nu não terá proteção e irá transportar muito material.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!