Colorteca
Colorteca presente na sala do projeto Solo na Escola USP no Parque CienTec USP |
O solo pode possuir diversas cores, tais como vermelho, preto, amarelo, branco, cinza e outras. Essa diversidade depende de diferentes fatores, como o material de origem do solo, sua posição na paisagem, o conteúdo de matéria orgânica, a mineralogia, etc. A cor é muito relevante no momento de diferenciar os horizontes de um perfil de solo e auxiliar na sua classificação. Em estudos de campo mais científicos, os pedólogos utilizam da comparação de uma amostra de solo com uma referência padronizada, que é a carta de cores de Munsell.
Objetivos:
O objetivo da colorteca é mostrar a riqueza de cores que o solo pode possuir, além de, se possível, introduzir o uso da carta de cores de Munsell (vídeo explicativo sobre como funciona tal carta: Como usar a carta de Munsell)
Materiais necessários:
- Carta de cores de Munsell (se possível/disponível);
- Diferentes tipos de solos (em amostra seca e peneirada).
Observação: Não há restrições quanto ao espaço
Montagem:
Coloque as amostras próximas umas das outras e ordene de acordo com as cores, por exemplo, dos tons mais avermelhados para os mais amarelados, ou dos tons mais claros para os mais escuros.
Realização:
Visualizar a variedade de cores que os solos podem apresentar, explicando porque tais diferenças de cor ocorrem, isto é, relacionando as cores com os materiais de origens, a matéria orgânica e a mineralogia de cada solo.
Comentários
Postar um comentário