Rochário


Rochário presente na sala do projeto Solo na Escola USP no Parque CienTec USP

ROCHÁRIO

"Rocha" é um agregado natural multigranular formado de um ou mais minerais. As rochas geralmente formam unidades que, pela extensão que ocupam, constituem parte importante da Terra sólida. São reconhecidos três processos principais de formação de rochas:

  • Silicatos em fusão, ou magma que ao solidificar-se produz vidro ou um agregado de um ou mais minerais. As rochas que se forma assim são denominadas ígneas ou magmáticas.
  • Rochas sedimentares consistem tanto de fragmento, que originados de rochas e minerais pré-existentes foram depositados por ação mecânica ou biológica, quanto de precipitações químicas ou bioquímicas que se deram num meio fluido.
  • Rochas metamórficas são aquelas em que os minerais e/ou texturas originais foram nitidamente alteradas por recristalização ou deformação. O metamorfismo causador destas alterações pode se dar em grandes profundidades da crosta terrestre, ou próximo à superfície da Terra e provocado pela intrusão de uma massa aquecida de rocha ígnea.

Objetivos: 
Demonstrar as origens do solo, que podem derivar de qualquer umas desses tipos de rochas ou de mais uma. Além de apresentar alguns aspectos do solo que são provenientes de cada tipo de rocha.

Materiais:
- Amostra de rochas das três classes: ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares;
- Areia;
- Minerais das principais classes;
- Caixa para organizar;
Observação: Não há restrições quanto ao espaço.

Montagem:
Apresente em cada caixa a divisão das rochas e dos minerais em classes 

Realização:
Faça os alunos relacionarem quais solos são derivados de cada tipo de rocha e quais minerais são mais presentes no solo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!