Minerais e as cores do solo

Os diferentes tipos de solo apresentam uma enorme variedade de cores, sendo as mais comuns o avermelhado, amarelado, alaranjado, brunado (marrom), preto e acinzentado. Até mesmo dois solos da mesma classe podem apresentar cores diferentes, como o Latossolo Amarelo e o Latossolo Vermelho, ou o Nitossolo Bruno e o Nitossolo Vermelho, entre outros!

Cores como o preto são causadas pela presença de grandes níveis de matéria orgânica, como no caso de Chernossolos e Organossolos, já as cores acinzentadas e esbranquiçadas são comuns em solos hidromórficos como Gleissolos e Espodossolos.

As demais cores de solos, como os vários tons de vermelho, amarelo, laranja, marrom e até azul ou verde, são provenientes dos minerais presentes na rocha mãe que originou aquele solo! Minerais como os óxidos de ferro causam cores avermelhadas, enquanto o óxidos de manganês causam cores amareladas. A calcita, mineral do grupo dos Carbonatos, pode causar tons de branco no solo. E outros minerais como Glauconita e Celadonita causam tons esverdeados.



Desenvolvido por: Marina Kuncevicius Pereira; Supervisão: Déborah de Oliveira.
2024.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidade sobre o solo

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Um poema aos solos!