Poluição do solo: petróleo e seus derivados

 Conhecer e compreender as causas e consequências dos diferentes tipos e fontes de contaminação do solo é o primeiro passo para aprender a evitar esse fenômeno e reabilitar as áreas afetadas.

A contaminação do solo por derivados de petróleo ocorre, geralmente, devido a acidentes e vazamentos em postos, tanques e bombas de combustíveis automotivos, como a gasolina e o diesel. 

Essas substâncias, em contato com o solo, podem alterar sua dinâmica morfológica, alterando sua capacidade de absorver nutrientes, armazenar água, resistir à erosão e degradação, etc. Esse tipo de contaminação também é extremamente perigosa para as fontes de água subterrâneas que, uma vez poluídas pelo petróleo e seus derivados, são de difícil e cara remediação. Além disso, a presença dos hidrocarbonetos que compõem o petróleo no solo e nas fontes de água subterrânea pode ser muito perigosa para a saúde humana, pois a ingestão de alimentos e água contaminados, assim como a inalação de gases provenientes desses contaminantes, pode causar doenças respiratórias, irritações nas mucosas, problemas cardíacos e cânceres. 

No município de São Paulo, o petróleo e seus derivados são os principais contaminantes, sendo identificados em aproximadamente 70% das áreas contaminadas identificados nos últimos anos. Sendo assim, é muito importante que tais áreas sejam propriamente descontaminadas e reabilitadas, havendo diversos processos biológicos e não biológicos capazes de realizar tal tarefa, como: remoção de solo contaminado, injeção de ar, extração de vapores, extração multifásica, fitorremediação, remediação microbiana e outros. 

Mais importante, é essencial que essa contaminação seja EVITADA. Um dos principais meios de evitar tal problema é manter em dia a fiscalização, gerenciamento e manutenção das atividades de extração, refinamento e venda do petróleo e seus derivados. Isto é, é essencial que refinarias, postos e demais instalações estejam funcionando de acordo com a lei e os parâmetros estabelecidos pelos órgãos ambientais governamentais. Além disso, migrar para fontes de energia e combustível mais sustentáveis também é uma alternativa que poderia ajudar a diminuir tal contaminação.  




Fontes:


BRITO, Ely et al. Contaminação do solo por poluentes derivados de petróleo em postos de combustíveis. Sistema Integrado de Publicações Eletrônicas da Universidade Araguaia, 2018. Disponível em: https://www.fara.edu.br/sipe/index.php/anuario/article/view/858/726. Acesso em: 02 jul. 2022.


POSTOS de combustíveis abandonados oferecem riscos de contaminação. Portal G1 São Paulo, 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/postos-de-combustiveis-abandonados-oferecem-riscos-de-contaminacao.ghtm. Acesso em: 02 nov. 2022.


Escrito por Marina Kuncevicius Pereira; Supervisão: Déborah de Oliveira

2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Curiosidade sobre o solo

Um poema aos solos!